quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PEDAGOGIA GRIÔ NOS CURSOS UNIVERSITÁRIOS: ISSO É O QUE QUEREMOS!!


QUANDO É QUE VAMOS NOS LIGAR, HEM?



UFRGS

Este ano realizamos, pela primeira vez, o Encontro de Pedagogia Griô, pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da PROREXT UFRGS. Aqui no sul iniciamos uma boa caminhada, que começou em MAIO DESSE ANO.

FURG

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE (FURG) ESTÁ ABRINDO AS PORTAS PARA ESSE RECONHECIMENTO. A FINAL? QUANDO VAMOS TER AÇÕES REALMENTE CONTUNDENTES DE RECONHECIMENTO DOS  SABERES DE TRADIÇÃO ORAL DE NOSSO PAÍS????

EM JULHO DESSE ANO avançamos mais ainda...NA FEDEERAL DE RIO GRANDE REALIZAMOS O ENCONTRO NACIONAL DA  REDE AÇÃO GRIÔ, QUE HOMENAGEO MESTRE BAPTISTA DE PELOTAS, ÚLTIMO DOS GRANDES CONFECCIONADORES DO TAMBOR DE SOPAPO CUJA HOMENAGEM ESTEVE ATÉNO NOME DO ENCONTRO

ENCONTRO NACIONAL DA REDE AÇÃO GRIÔ 
      "BENÇÃO MESTRE BAPTISTA" 
           de 05 a 08 de julho














RODA DE VIVÊNCIA NO CIDEC SUL FURG/JULHO/12Foto Nina Griôs


UFRJ

Após o Encontro da FURG, a organização da caminhada Griô em nosso país, capitaneada pelo Pontão Nina Griôs/SP e o Pontão Geribanda/RS, juntamente com Griôs aprendizes de várias regiões do país, NOS TROUXE A SEGUINTE NOTÍCIA POSITIVA, DA UFRJ/Julho ainda, que aprovou um investimentozinho a ser feito nos estudos da Pedagogia Griô no AMBIENTE UNIVERSITÁRIO através de emenda parlamentar, com o seguinte conteúdo publicado no www.anotacoes.folhadirigida.com.br:

Ação Griô na UFRJ


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai ganhar um Laboratório de Políticas Culturais – Cultura Viva e Griô. No início da semana, a deputada federal Jandira Feghali (PC do B/RJ) anunciou a liberação de emenda parlamentar apresentada por ela, de R$800 mil, para a Rede Ação Griô, em parceria com a ECO/UFRJ. Os Griôs são os mestres de tradição oral do Brasil: os narradores dos povos indígenas, quilombolas, dos povos de terreiro e narradores orais urbanos. O Laboratório incentivará a transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral em diálogo com a educação formal.


Ivana Bentes Pró-Reitora Ext.
UFRJ/ Foto Nina Griôs








Nenhum comentário:

Postar um comentário