Na quarta-feira, 5, ocorreu a formação e distribuição qualificada do livro “Presença Indígena na Cidade: reflexões, ações e políticas” para docentes de escolas públicas. O evento ocorreu de 05 a 07 de junho, do corrente, na Casa de Cultura Mário Quintana, sala A2B2, no Centro Histórico.
A promoção é do Núcleo de Políticas Públicas para Povos Indígenas (NPPPI), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). A abertura oficial contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Cleci Maria Jurach, e da secretária-adjunta de Povos Indígenas e Direitos Específicos, Karina D’Avila.
A promoção é do Núcleo de Políticas Públicas para Povos Indígenas (NPPPI), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). A abertura oficial contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Cleci Maria Jurach, e da secretária-adjunta de Povos Indígenas e Direitos Específicos, Karina D’Avila.
“Esse evento é muito importante para destacar a implementação da Lei 11.645/2008. Além disso, faz com que desmistifique os costumes, ritos e a própria contemporaneidade destes povos”, ressaltou Vanderlei de Paula, assessor de educação das relações étnico-raciais na SMED.
Durante o encontro, oito dos 19 autores da obra, organizada por Rosa Maris Rosado e Luiz Fernando Caldas Fagundes, debateram assuntos relativos à presença de grupos indígenas em Porto Alegre, mais especificamente das etnias Kaingang, Charrua e Mbyá-Guarani. Os participantes têm ainda a oportunidade de prestigiar apresentações culturais indígenas.
Além de artigos sobre conflitos e educação para a diversidade, a obra traz ensaio fotográfico do cacique Vherá Poty Benites da Silva, da Aldeia Mbyá-Guarani Pindó Mirin. A ideia foi potencializar o trabalho que já vem sendo desenvolvido nas escolas, na aplicação da referida lei, que trata da inclusão do estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no currículo da rede de ensino no Brasil.
Na sexta-feira, das 14h às 18h, foi realizada uma visita às aldeias da Lomba do Pinheiro, quando os participantes, por adesão, puderam conhecer as culturas Guarani, Kaingang e Charrua. As escolas que tiveram participantes na formação receberam um exemplar do livro, que também está disponível na versão digital (e-book) aqui.
MAT. SITE PREFPOA/SMED
A formação foi muito boa. Infelizmente, não pude estar em todos os turnos. Parabéns aos organizadores.
ResponderExcluirValeu Célia... Até logo.
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