sexta-feira, 26 de abril de 2013

PROFESSORES EM CONTATO DIRETO COM A CULTURA HIP HOP


Recebidos todos os meses, na SMED centralizada, o Grupo de Trabalho de Educação das Relações Etnicorraciais GTERE, constituído por educadores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, discutiu no dia 25 de abril, o tema HIP HOP, GÊNERO, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA CULTURAL.

 A convidada para colaborar com o aprofundamento do assunto foi a produtora cultural, Comunicadora , MC e Coordenadora da Frente Nacional de Mulheres no HIP HOP(FNMH2), Malu Viana.
O assunto abordou o conceito da Cultura Hip Hop, seus precursores, origens e observações sobre essa manifestação cultural como instrumento educativo. Malu Viana trouxe a colaboração e evidências da participação da mulher na arte do Hip Hop, além de ressaltar o trabalho da FNMH2, no que tange a disponibilização de oficinas educativas e de orientação sobre as diferentes mazelas da sociedade que vêm gerando excessos de violência e extermínio da população jovem do Brasil.
 Os professores puderam fazer considerações e estruturar maneiras de levar o trabalho apresentado para suas comunidades escolares, pois a Assessoria de Educação das Relações Etnicorraciais sempre elabora um conjunto de material didático informativo, que configura-se em subsídio a ser utilizado, sobre a temática abordada, em sala de aula, o qual é distribuído aos participantes do GTERE.
Além do espaço de formação do encontro ocorreram também os relatos sobre a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2013, que ocorrerá em Porto Alegre), no que diz respeito ao significado do evento nacional, à participação da Secretaria Municipal de Educação e informações sobre o I COPENE SUL/ABPN/Brasil a ser realizado em Julho de 2013 em Pelotas, evento,  eminentemente acadêmico, organizado com a colaboração de 12 instituições de ensino superior, no qual a Secretaria Municipal de Educação faz parte de sua organizão.

Muitos colegas evidenciaram que já utilizam nas sua didáticas elementos da cultura hip hop, entretanto provocaram Malu Viana a um contato com a comunidade escolar na qual atuam para avançar maiores colaborações com oficinas, palestras, produção de músicas, graffites e até avançar às possibilidades de produção de shows nas atividades culturais da escola, resultantes de trabalho efetivado com professores e alunos.

Foram trocados contatos e o material a ser gravado vai ser distribuído para professores que não conseguiram se fazer presente, no próximo encontro do GTERE, QUE OCORRERÁ DIA 23 DE MAIO DO CORRENTE.


Contatos Assessoria de Educação das Relações Etnicorraciais
(SMED-Diretoria Pedagógica -3289-1849- GAPP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário