quinta-feira, 4 de abril de 2013

SOLUÇÕES DE RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL AOS QUILOMBOS DE PORTO ALEGRE



A secretária-adjunta do Povo Negro, Elisete Moretto, reuniu-se na última quinta-feira, 27, com os secretários municipais de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio e da Fazenda, Roberto Bertoncini, para discutir questões relacionadas à situação do Quilombo da Família Silva, localizado no bairro Três Figueiras. Participou do encontro, também, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), José Rui Tagliapietra.

Desde 2010, aquela comunidade sofre pressão para deixar o local, além de ter uma grande dívida de impostos municipais. Na oportunidade, foram sugeridas diversas ações para solucionar o impasse como, por exemplo, a criação de um Projeto de Lei de Remissão, para perdoar a dívida dos impostos, além da futura isenção dos mesmos.
 
A situação dos demais quilombos: Alpes, Areal da Baronesa e Família Fidélix também esteve na pauta da reunião. A secretária Elisete Moretto acredita que tudo se encaminha para que as solicitações da comunidade quilombola, em geral, sejam atendidas. “Estamos fazendo uma série de reuniões para dar andamento aos processos, acredito que teremos êxito em nossas pretensões”, afirmou a secretária.
 
Para o secretário Luciano Marcantônio, a exemplo do que já foi encaminhado para os povos indígenas, a solução para as comunidade quilombolas é uma questão de tempo. "O que queremos é que todos tenham suas situações regularizadas e possam seguir suas vidas em plena paz, com dignidade e respeito, direito de todo ser humano", concluiu Marcantonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário