domingo, 10 de março de 2013

MATERIAL DIDÁTICO POVOS INDÍGENAS PORTO ALEGRE

RECADOS DO NPPI (ROSA ROSADO)

Olá Colegas:

Aproveitando o ensejo da discussão sobre os materiais didáticos para trabalhar com temática indígena, lembro a todas que no acervo da biblioteca da escola devem constar alguns materiais que foram distribuidos em 2010 e 2011 nas formações sobre Cultura Indígena e Educação Ambiental. Um deles é o DVD com dois vídeos documentários produzidos pelo NPPPI/SMDHSU, que se chama Seres da Mata e Sua Vida como Pessoas (sobre a mitopoética Mbyá Guarani) e o A Mata Mostra nossa Comida (sobre a sustentabilidade na ótica Kaingang). Ambos vídeos são protagonizados por indigenas que vivem nas aldeias da cidade e as  filmagens foram realizadas nelas. Inclusive , caso não encontrem os vídeos na escola, eles estão disponíveis na internet nos links:
http://vimeo.com/16341930
http://vimeo.com/16565467
Também foi distribuido nesse período o vídeo "Duas Aldeiais, Uma Caminhada", uma produção do Vídeo nas Aldeias que traz o cotidiano nas aldeias de São Miguel das Missões e da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre. disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=RHObX0JQ4Fc



Há ainda na biblioteca o livro " Povos Indígenas  na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba", publicação também do NPPPI, "Coletivos Guarani no Rio Grande do Sul" , da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legistativa do RS e ainda o Caderno de Direitos Humanos- educação do NPPPI.
Além do material de Porto Alegre, sugiro o site do Instituto Socioambiental (ISA) http://pib.socioambiental.org/pt/c/quadro-geralhttp://pib.socioambiental.org/pt e http://pibmirim.socioambiental.org/ que apresenta atividades ludicas sobre os povos indigenas no Brasil. Há várias indicações de vídeos para a Educação Infantil também. Uma das animações que gosto muito porque apresenta as experiencias estranhas na relação espaço/tempo de um pequeno indigena na mata e na cidade.
http://www.youtube.com/watch?v=BFzv0UhHcS0
Lembro a vocês que contamos com a presença de 3 etnias indigenas na cidade: Guarani, Kaingang e Charrua. Estamos produzindo um material sobre os Charrua, assim que estiver pronto repasso a todas.

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário