domingo, 3 de março de 2013

POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO



ESSE VÍDEO NÃO É NOVIDADE...JÁ TEM MAIS DE DOIS ANOS...
ESTAMOS NO DIA A DIA, EM VIVÊNCIA DIRETA
COM ESSES DADOS...

ENSINAR EXIGE BOM SENSO

"É o meu bom senso, em primeiro lugar, o que me deixa suspeitoso, no mínimo, de que não é possível a escola, se, na verdade engajada na formação de educandos educadores, alhear-se das condições sociais, culturais, econômicas de seus alunos, de suas famílias, de seus vizinhos.
Não é possível respeito aos educandos, a sua dignidade, a seu ser formando-se, a sua identidade fazendo-se, se não se levam em consideração as condições  que eles vêm existindo, se não se reconhece a importância dos "conhecimentos de experiências feitos" com que chegam à escola." (FREIRE, pg. 71, 2002 - Pedagogia da Autonomia)

O nosso trabalho de educadores/as é com os alunos e alunas, mas antes, é um trabalho conosco mesmo, NA PRÁTICA DO BOM SENSO...Nas relações interpessoais que ocorrem no nosso ambiente de trabalho, diante das crianças, junto aos funcionários e aos próprios colegas...DIMINUÍMOS AS TENSÕES DO RACISMO NA INFÂNCIA...E  a prática dessa atitude...ACREDITEMOS... EM UM TEMPO...NÃO DISTANTE... É sentida e mostra-se na qualidade das relações humanas que são necessárias à execução e vivência de um BOM TRABALHO...



SOMOS UM/A DOS/AS AGENTES DA MUDANÇA POSITIVA DESSAS ESTATÍSTICAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário