quinta-feira, 18 de outubro de 2012

IMPERDÍVEL ESPETÁCULO ODOMODÊ DEZEMBRO

COM O APOIO DO DEDS DA UFRGS

Finalizando o ano de 2012 e comemorando os 20 anos do DEDS, a Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS tem a honra de convidar as redes parceiras do programa de Educação Antirracista no Cotidiano Escolar e Acadêmico para a apresentação do espetáculo do Grupo Afro-Sul de Música e Dança O Negro e o Rio Grande do Sul: A religação espiritual entre dois mundos, que ocorrerá no dia 07 de dezembro, no Salão de Atos da UFRGS.
A apresentação ocorrerá às 15h, dirigida ao público escolar, e às 20h30min, para toda a comunidade. Solicitamos ampla divulgação do evento, que terá entrada gratuita.
Tendo em vista a estreita ligação do tema do espetáculo com o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Programa de Educação Antirracista e a parceria das redes neste trabalho, desejamos a participação mais expressiva possível das escolas neste evento. Para tanto, solicitamos que mobilizem seus públicos para agendar sua presença no espetáculo com a maior agilidade possível, que deverá ser realizada através deste e-mail, enviando-nos o nome das escolas, o município a que pertencem e o número de alunos que estarão presentes. Tal agendamento ocorrerá de acordo com a capacidade do local.
Segue abaixo a sinopse do espetáculo.


“O Negro e o Rio Grande do Sul: A religação espiritual entre dois mundos”
Neste espetáculo, a resistência, a alegria e o talento do povo negro podem ser percebidos ao longo das coreografias que exaltam heroicos Lanceiros Negros, contam a Lenda do Negrinho do Pastoreio e mostram a origem de ritmos contemporaneamente populares como o samba, o reggae, o hip-hop, o jongo, o frevo e o maracatu.
A história vai se desenvolvendo, mostrando a proximidade e real influência das culturas africana e afro-brasileira, partindo de um tempo primitivo, com danças tribais, sempre permeados por uma forte linguagem espiritual, que é a principal força de resistência e preservação do fundamento africano.
Este espetáculo cultural também está voltado para o cunho social e educacional, uma vez que todo o figurino é confeccionado pelas mães das crianças que participam dos projetos do Instituto Cultural Afro-Sul. Com uma montagem que valoriza e mostra a beleza da cultura africana bem como seu desdobramento na cultura afro-brasileira, o espetáculo reúne ferramentas para a utilização da Lei 10.639/03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário