terça-feira, 11 de junho de 2013

NOVA CAMPANHA DA RBS, AGORA BEM MAIS VELHA...

PELO JEITO O BICHO VAI PEGAR...(obviamente, não vou colocar imagens nessa matéria)

ANTES ISSO NÃO FOSSE TÃO ASSIM

Mas então pessoas vamos nos preparar. Antes de tudo temos que ficar bem atentos ao que está incutido de simbologia na construção da segunda fase da campanha A EDUCAÇÃO PRECISA DE RESPOSTAS da nossa RBS.

Vamos trabalhar, mas sem, antes, termos consciência objetiva de que a imagem (imagética, no caso) consolida a afirmação dos discursos. Falo isso porque sei que quem segura o rojão dessa educação que precisa resposta somos nós mesmos, aliás muito mais o professor/a de sala de aula. Então vamos aos fatos. Não por acaso estão de volta, depois de dez anos  OS MONSTRINHOS DA CAMPANHA DE 2003 - aqueles que não gostavam de maus-tratos às crianças: O BICHO-PAPÃO, A BRUXA, O DIABO, A MULA SEM CABEÇA E O BOI DA CARA PRETA.

MAS NESSA ETAPA DA CAMPANHA CADA UM DELES SIGNIFICARÁ UM AGENTE DESSE EMBLEMA DE TER A EDUCAÇÃO COMO MOLA MESTRA DAS FUNÇÕES DE "SUCESSO NA VIDA" DOS FUTUROS CIDADÃOS E DIDADÃS ESTUDANTES DAS  ESCOLAS. VEJAMOS:

 Bicho-Papão — Toda criança na escola

Está previsto na Constituição que todas as crianças e os jovens de quatro a 17 anos devem estar na escola até 2016. Estudos mostram que quem faz uma boa pré-escola tem 38% a mais de chances de concluir o Ensino Médio. Nesta fase da campanha, serão abordados temas como a importância da escola e os efeitos positivos que a educação tem sobre o desenvolvimento sustentado do país.
Mula Sem Cabeça — O papel dos pais na educação
A presença dos pais é decisiva no desempenho dos filhos. Além de acompanhar a rotina de estudos em casa, é preciso ter um diálogo com a instituição de ensino, conhecendo o desempenho da escola nos principais indicadores de qualidade. Não basta frequentar aulas, o aluno tem de aprender, e cabe aos pais acompanhar a qualidade do aprendizado.
Boi da Cara Preta — Os professores e o 
espaço da escola
Tema focado na valorização e na importância de qualificar um dos principais pilares do ensino: o professor. É preocupante que apenas 2% dos jovens que concluem o Ensino Médio queiram ser professores. A proposta é estimular a criação de mecanismos para tornar a carreira do magistério um objeto de desejo da juventude. Também será destacado o papel da escola como centro de saber e espaço para o desenvolvimento. (AQUI PODERIAM SER INCLUÍDOS OUTROS ATRATIVOS, HEM?)

Bruxa — Educação, compromisso de todos
A educação é um compromisso de cada um. A bruxa quer mobilizar a sociedade para participar do processo educacional, estimulando os pais a se tornarem agentes fiscalizadores da qualidade da aprendizagem, assim como o aperfeiçoamento da gestão e da governança da educação no Brasil.
Fontes: Priscila Cruz, diretora do movimento Todos pela Educação, e Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE)
ENTÃO PESSOAS ESTAMOS DIANTE DE UM OUTRO PROJETO TIPO AMIGOS DA ESCOLA. Mas não é de todo ruim. Apenas temos que saber que uma grande parte, se não for toda a parte da instituição pública do Estado Brasileiro, que fica na ação assim definida como RESPOSTAS DA EDUCAÇÃO, pelo mesmo grupo, como essa aqui:
"Existem respostas, sim. E elas não dependem apenas dos governos, dos planos oficiais e dos recursos sempre escassos. Estão sendo dadas diariamente nas salas de aula por profissionais inquietos, criativos e comprometidos com a missão de ensinar. Estão sendo dadas nos lares por pais e mães responsáveis e interessados na formação de suas crianças. Estão sendo dadas, também, por organizações sociais, empresas e indivíduos que reconhecem a educação como pré-requisito essencial para o desenvolvimento do país. E estão sendo dadas por alunos conscientes, que se esforçam para cumprir suas obrigações escolares" CLIC RBS"

E ENTÃO, COMO DIZ UM VELHO CONHECIDO DA EDUCAÇÃO...
Na educação não existe um posicionamento de neutralidade, principalmente, no papel de EDUCADOR, dentro do processo de ensino/aprendizagem. ALIÁS, esse velho conhecido é o PAULO FREIRE.






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