Numa proposição do GAPP, através da Assessoria Pedagógica de Educação das
Relações Etnicorraciais, da SMED Porto Alegre, estão ocorrendo as ações que dão início a uma
caminhada na busca da definição de práticas pedagógicas baseadas em Princípios e Procedimentos da Pedagogia Griô existentes na rede municipal de ensino e que possam ser melhor aproveitadas pelos professores e alunos das comunidades escolares.
Até agora QUINZE escolas, envolvendo comunidades escolares das quatro
regiões da cidade de Porto Alegre, já receberam o documento de SENSIBILIZAÇÃO e
a visitação da Assessoria Pedagógica para o início das conversas e ações de
elaborações.
A cada um dos SOPs comunicados e professores(as) interessados,
dentre os/as quais muitos(as) colegas já
vêm realizando trabalhos interessantes, foi dado o recado e os primeiros passos
no sentido de realizar, nos CONJUNTOS
COLABORATIVOS das comunidades escolares, ações corajosas que visem ao melhor
aproveitamento, junto aos bancos escolares, dos SABERES ADVINDOS de pessoas e
ambientes não formais de educação.
O contato com a Pedagogia Griô é uma ação provocada pela instância do
governo QUE VAI AO ENCONTRO DE PRÁTICAS JÁ EXISTENTES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE.
Tem o intuito de INCENTIVAR
O EFETIVO TRÂNSITO DE SABERES das atitudes geradoras de linguagens, modos,
fazeres didáticos e colaborativos contidos nas várias ações educativas (LINDAS E POR VEZES ISOLADAS) de
professores(as) e educadores(as) populares que já estão inseridos nas instâncias das comunidades escolares, em seu entorno e na cidade como um
todo. Nesse sentido A BUSCA DE MAIS UMA
REDE DE COLABORAÇÃO ESTÁ SENDO INICIADA através da divulgação das
ações já realizadas pelas escolas juntamente com a estruturação de grupos de
professores, educadores, agentes sociais, pais e alunos EM TORNO DA PROPOSTA DAS PRÁTICAS DA PEDAGOGIA
GRIÔ. Dentro dessa perspectiva as lindas ações existentes na rede
escolar se retroalimentarão PARA CONSOLIDAÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA mais próxima
dos objetivos da AÇÃO GRIÔ NACIONAL, rede da Pedagogia Griô que vem sendo
solidificada pela ação da Assessoria Pedagógica da SMED Porto Alegre, como
produto da história desse espaço de governo.
OBJETIVOS DA
PEDAGOGIA GRIÔ
Valorizar a cultura e
a integração das idades como elementos estratégicos e fundamentais à ação
pedagógica de permanente reconstrução do fio da história e fortalecimento da
identidade dos adolescentes e jovens envolvendo suas próprias atitudes
protagônicas para interromper o ciclo intergeracional da pobreza e violência.
A Pedagogia Griô se caracteriza
ainda por facilitar as vivências afetivas e culturais, o diálogo entre “aprendentes”,
a escola e seus projetos, a comunidade e entre grupos étnico-raciais,
interagindo saberes ancestrais de tradição oral e as ciências formais para a
elaboração do conhecimento e de um projeto de vida que têm como foco o
fortalecimento da identidade e a celebração da vida.
O QUE É
GRIÔ?
É uma palavra abrasileirada pelo ponto de cultura Grão de Luz e
Griô, de Lençóis, Bahia. Vem de Griot, da língua Francesa, que traduz a palavra
Dieli (jéli ou Djeli), que significa o sangue que circula, na linga bamanan do
povo Mande (Malinkê ou Mondingo), habitante do território antigo do império
Mali, noroeste da África. Na tradição oral do noroeste da África griô é um(a)
caminhante, cantador(a), poeta, contador(a) de histórias, genealogista,
artista, comunicador(a) tradicional, mediador(a) político(a) da comunidade.
Ele(a) é o sangue que faz circular os saberes e histórias, mitos, lutas e
glórias de seu povo, dando vida à rede de transmissão oral de sua região e país.
NO BRASIL
A palavra griô se refere a todo(a) cidadão(ã) que se reconheça
e/ou seja reconhecido(a) pela sua própria comunidade como: um(a) mestre(a) das
artes, da cura e dos ofícios tradicionais, um(a) líder religioso(a) de tradição
oral, um(a) líder comunitário, ou um(a) brincante, um(a) cantador(a),
tocador(a) de instrumentos tradicionais, contador(a) de histórias, um(a) poeta
popular, que, através de uma pedagogia que valoriza o poder da palavra, da
oralidade, da vivência e da corporeidade, se torna a biblioteca e a memória viva
de seu povo. Em sua
caminhada no mundo, ele(a) transmite saberes e fazeres de geração em geração,
fortalecendo a ancestralidade e a identidade de sua família ancestral e comunitária.
São exemplos das griôs e dos griôs no Brasil: Congadeiro(a), jongueiro(a),
folião(ã) dos reis, capoeira, parteira(a), zelador(a) de santo, erveira(o), caixeiro(a),
carimbozeiro(a), rezeiro(a), cirandeiro(a), maracatuzeiro(a), coquista, marujo,
artista de circo, artista de rua, bonequeiro(a), mamulengueiro(a),
catireiro(a), repentista, cordelista, pajé, artesão(ã), poetas regionais e
comunitários, contadores de histórias e fazedores (as) de todas as demais
expressões culturais populares que se desenvolveram e se transmitem por
tradição oral.
“Na África, cada ancião que
morre é uma biblioteca que se queima” Hampáte Ba, Mestre africano de
tradição oral.
O QUE É PEDAGOGIA GRIÔ?
É uma pedagogia da
vivência afetiva e cultural que facilita o diálogo entre as idades, entre a
escola e a comunidade, entre grupos étnico-raciais interagindo saberes
ancestrais de tradição oral e as ciências formais para a elaboração do
conhecimento e de um projeto de vida que têm como foco o fortalecimento da
identidade e a celebração da vida. A valorização da cultura e a integração das
idades são estratégias fundamentais para a reconstrução do fio da história e
fortalecimento da identidade dos agentes do processo educativo como instrumento
importante para o rompimento do ciclo intergeracional da pobreza e violência
local.
A Pedagogia Griô, criada por Líllian Pacheco, tem como referenciais
teóricoss e metodológicos a educação biocêntrica de Ruth Cavalcante; a educação
dialógica de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais
positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich;
a educação que marca o corpo de Fátima Freire; e é inspirada na pedagogia de
todas as expressões culturais de tradição oral, principalmente de raízes
afro-indígenas.
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SITES
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