terça-feira, 24 de abril de 2012

1ª SEMANA INDÍGENA DA EMEF CHAPÉU DO SOL


Até 27 de abril, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chapéu do Sol, no bairro Chapéu do Sol, realiza a 1ª Semana Indígena, com programação repleta de passeios, sessões de vídeo comentadas, rodas de conversa, oficinas e exposição de arte e legado indígena. As atividades iniciaram no dia 13 de abril.

Também como uma homenagem ao Dia do Índio, a abertura oficial do evento ocorreu na quinta-feira, 19, com visitação à exposição, realizada na biblioteca da instituição, e almoço. A mostra, que reúne cerâmicas de índios Kaigangs, letras de músicas Tupi-Guaranis, cachimbos e animais em miniaturas, esculpidos por índios brasileiros, “faz entender que a cultura indígena está presente no nosso cotidiano, por meio de bijuterias, alimentos e palavras, e que isso faz parte de nós como comunidade”, comentou Patrícia Antunes Russo, coordenadora das atividades do evento e da Companhia Ambiental Chapéu do Sol, o LIAU.Fotos
Além disso, as ações têm como intuito fomentar reflexões sobre questões relacionadas às leis, que determinam a obrigatoriedade do ensino das culturas africana, afro-brasileira e indígena nas escolas do país. Assim, “a ideia é criar atividades dentro do calendário da escola, e trabalhar durante o ano todo com os materiais que também existem aqui, não delimitando datas específicas para abordar temas indígenas ou do negro”, disse Edianie Bardoni, vice-diretora e coordenadora do Grupo Cultural Baobá, organizador do evento.
Na tarde de quinta-feira, crianças do 2º ano (equivalente à antiga 1ª série) assistiram à sessão do vídeo “Abaré”, palavra que em Tupi-Guarani significa amigo. A atividade foi guiada por monitores e participantes do LIAU, entre eles os alunos Shascqya Porto da Silva e Júlio Cezar Borges da Silva. Logo após, Dener Leonardo Azambuja, 6 anos, e seus coleguinhas se divertiram criando flores, índios, entre outros desenhos, com argilas coloridas em folhas de papel. O jovem, que já tinha aprendido o significado de “abaré”, também explicava que os índios pintavam com argila, pois não possuíam outro tipo de tinta.
Na sexta-feira, 13,  26 alunos que fazem parte do LIAU, entre outros do 1º ciclo do ensino fundamental, visitaram a aldeia Charrua. Na bagagem, trouxeram várias experiências, além de camisetas pintadas à mão por eles mesmos. Shascqya, 12 anos, estudante do 8º ano (equivalente à antiga 7ª série), contou que gostou muito de conhecer os índios, suas vestimentas, percorrer trilha na mata, e comer alimentos típicos. Já Júlio, 13 anos, do mesmo ano, falou que um dos índios mostrou para eles vários animais, e que jogaram futebol.
Ao longo desta semana 23 a 27/04, a EMEF Chapéu do Sol abrirá a exposição para a visitação de outras instituições. Entre as que já confirmaram presença estão as EMEFs São Pedro, Presidente Vargas e Professor Anísio Teixeira. Além disso, a EMEF José Loureiro da Silva receberá integrantes da Chapéu do Sol, quando monitores realizarão atividades, exibirão vídeos e coordenarão oficinas de tinturas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário