terça-feira, 8 de maio de 2012

QUANDO SE QUER SE CONSEGUE

                       Como tem acontecido em muitas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, as colegas professoras da EMEF Gilberto Jorge (Tânia Regina- história, Marisa Rabelo, Denise Severo e Maria Madalena), com a participação da Profi Cláudia de Educação Física estão conseguindo planejar e fazer algumas aulas em conjunto. 

O desafio já vem do ano passado (2011) quando a temática que foi abordada relacionava-se às culturas de povos indígenas, resultando, ao final do ano, em um passeio com alunos do terceiro ciclo às Missões.
Esse ano, já tendo alunos e alunas mais mobilizados pelo efeito do trabalho realizado anteriormente, as ricas pessoas educadoras e seus pupilos(as) estão embrenhados nos estudos do Continente Africano e a cultura do povo afro-brasileiro. Foi com as preocupações dessas colegas que ocorreu a honra do convite da assessoria pedagógica regional oeste da SMED(Amiga Josete) para que a assessoria de educação das relações etnicorraciais da SMED (Profi. Vander) chegasse a participar do planejamento, na busca de construir mais ajuda mútua para o enriquecimento dos encontros das professoras com seus alunos. 
                    Em um encontro onde se discutiu o que já se fez com os alunos, foi estruturada uma sensível linha de recorte para que se possa afunilar os estudos, a partir desses planejamentos de agora, aos afro-brasileiros, já que os alunos e alunas já estão cientes de que a África não é um país e sim um continente constituído de vários povos, suas culturas e manifestações culturais, bem como muitos países. Iniciou-se a idealização dos trabalhos de combate ao racismo no ambiente escolar com a provocação de uma campanha que possa colocar em discussão a questão da diversidade etnicorracial do Brasil, juntamente com ações que delinearão trabalhos ligados a questão da identificação da baixa auto-estima de alunos e alunas negras da comunidade escolar. 
             Começa a parceria com a Assessoria de Educação das Relações Etnicorraciais para se fazer um Estudo de referências sobre a ancestralidade (QUEM SÃO ESSES ALUNOS(AS) E PROFESSORES(AS) EM SUAS ORIGENS?) e de indivíduos de descendência e práticas de cultura africana e afro-brasileira que sejam importantes no "lugar" (comunidade) da EMEF e de nossa cidade, para visitações, oficinas, conversas e palestras na escola. 
                        PARABÉNS PARA NÓS! Nossa Rede de Ensino demonstra atitudes muito valorosas que justificam o grau de formação do corpo docente e dirigente de cada Escola. Professoras Valorosas transmitem no olhar o amor que têm pelo que estão fazendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário