Como tem acontecido em muitas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, as colegas professoras da EMEF Gilberto Jorge (Tânia Regina- história, Marisa Rabelo, Denise Severo e
Maria Madalena), com a participação da Profi Cláudia de Educação Física estão conseguindo planejar e fazer algumas aulas em conjunto.
O desafio já vem do ano passado (2011) quando a temática que foi abordada relacionava-se às culturas de povos indígenas, resultando, ao final do ano, em um passeio com alunos do terceiro ciclo às Missões.
Esse ano, já tendo alunos e alunas mais mobilizados pelo efeito do trabalho realizado anteriormente, as ricas pessoas educadoras e seus pupilos(as) estão embrenhados nos estudos do Continente Africano e a cultura do povo afro-brasileiro. Foi com as preocupações dessas colegas que ocorreu a honra do convite da assessoria pedagógica regional oeste da SMED(Amiga Josete) para que a assessoria de educação das relações etnicorraciais da SMED (Profi. Vander) chegasse a participar do planejamento, na busca de construir mais ajuda mútua para o enriquecimento dos encontros das professoras com seus alunos.
Em um encontro onde se discutiu o que já se fez com os alunos, foi estruturada uma sensível linha de recorte para que se possa afunilar os estudos, a partir desses planejamentos de agora, aos afro-brasileiros, já que os alunos e alunas já estão cientes de que a África não é um país e sim um continente constituído de vários povos, suas culturas e manifestações culturais, bem como muitos países. Iniciou-se a idealização dos trabalhos de combate ao racismo no ambiente escolar com a provocação de uma campanha que possa colocar em discussão a questão da diversidade etnicorracial do Brasil, juntamente com ações que delinearão trabalhos ligados a questão da identificação da baixa auto-estima de alunos e alunas negras da comunidade escolar.
Começa a parceria com a Assessoria de Educação das Relações Etnicorraciais para se fazer um Estudo de referências sobre a ancestralidade (QUEM SÃO ESSES ALUNOS(AS) E PROFESSORES(AS) EM SUAS ORIGENS?) e de indivíduos de descendência e práticas de cultura africana e afro-brasileira que sejam importantes no "lugar" (comunidade) da EMEF e de nossa cidade, para visitações, oficinas, conversas e palestras na escola.
PARABÉNS PARA NÓS! Nossa Rede de Ensino demonstra atitudes muito valorosas que justificam o grau de formação do corpo docente e dirigente de cada Escola. Professoras Valorosas transmitem no olhar o amor que têm pelo que estão fazendo.
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