quarta-feira, 30 de maio de 2012

LEI GRIÔ NO RS

DIA HISTÓRICO, 25 DE MAIO, POIS FOI DISCUTIDO O ANTEPROJETO DE LEI GRIÔ PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, na Comissão de Educação de Cultura da Casa Legislativa de nosso estado. COM A PRESENÇA DE MUITOS GRIÔS ENTRE ELES(AS): 

Mestre Chico, Mestre Paraquedas, Mestre Alcides (SP), Mestra Elaine, Mestra Sirlei (Pelotas), Mestra Doci (Paraíba), Mestre Seu Jorge Onifade, Mestre Seu Prudêncio, Caciques Griôs Kaingangs, a Griô Kaingáng D. Andila, Mestre Professor Pernambuco, entre outros e outras griôs de nosso país e de nosso estado, bem como os diversos Griôs Aprendizes que se fizeram presentes.




As Participações representativas ficaram porconta de Sr. Márcio Caires do Ponto de Cultura GRÃO DE LUZ E GRIÔS de Lençóis na BAHIA, presidente do Conselho Estadual de Cultura da BAHIA e Coordenador da REDE AÇÃO GRIÔ NACIONAL, Mestre Alcides Representante dos Mestres Griôs na Comissão Nacional de Pontos de Cultura do MinC., Mestra Doci Representante Nacional dos Mestres e Mestras Griôs DO BRASIL, na caminhada que reitera o TRÂMITE, QUE JÁ OCORRE NO CONGRESSO NACIONAL, do projeto 1786/2011 sobre a Lei Griô Nacional .

A Solicitação de Audiência Pública sobre o assunto da LEI GRIÔ NO ESTADO DO RS, foi encaminhada pelo Dep. Estadual Catarina, com apoio de solicitação do DEDS UFRGS  e da Deputada Estadual Ana Afonso. Ficou assinalado o compromisso do Deputado Catarina de protocolar o ante-projeto na semana que segue - sessão da Assembléia Legislativa do dia 29 de maio.

DIA DA ÁFRICA

Ao final do Encontro, muito bem lembrado, o momento vitorioso foi LINKADO a comemoração do DIA DA ÁFRICA, cujo histórico temos aqui:

Símbolo de luta – Em 25 de maio de 1963, 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) para debater ideias e soluções contra a subordinação a que o continente estava submetido havia séculos (colonialismo, neocolonialismo e “partilha da África”).Durante o encontro, foi criada então, a Organização da Unidade Africana (OUA), conhecida atualmente como União Africana. A Organização das Nações Unidas (ONU), vendo a importância desse encontro, instituiu, em 1972, o dia 25 de maio como Dia da Libertação de África. A data simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação e representa a data da Libertação da África.



FINAL DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

TERMINOU COM UM TORÉ DE COMEMORAÇÃO DE VITÓRIA 


COM CIRCULARIDADE GARANTIDA

CONDUZIDO PELO CACIQUE KAINGÁNG DE RONDA ALTA, ACOMPANHADO DE CIRCULARIDADE E PISADA BEM FORTE DOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário