quarta-feira, 9 de maio de 2012

AULA ESPETÁCULO NA EMEF GRANDE ORIENTE

"O Couro Comeu" na EJA da EMEF Grande Oriente na noite do dia 08 de maio... Foi uma apresentação muito linda do Espetáculo Cênico Musical e Poético BATUQUE TUQUE TUQUE, composto por artistas negros(as) de nossa terra. Todo muito estilizado: tivemos, naquele momento, a certeza de  que temos bons artistas negros(as), mas que não têm abertura para trabalho em nossa mídia televisiva. O ESPETÁCULO BATUQUE TUQUE TUQUE, com um caminho de aproximadamente dois anos, foi levado para a Escola pela Professora Alessandra Felício e o auxílio da Assessoria de Educação das Relações Etnicorraciais da SMED. 
O Show foi Idealizado por Vera Lopes (atriz), Cirmar Antunes (ator de cinema), Pâmela Amaro (atriz e musicista) e Jonh Silva (músico, educador e ator) e se espalha diante da plateia de alunos e alunas semeando as lindas e conscientes palavras do POETA OLIVEIRA SILVEIRA, temperado por muita cantoria e músicas que vão do jongo, coco, samba, rap, entre outros...
AS ESCULTURA DO CENÁRIO FORAM FEITAS PELA ARTISTA ANNA MAACK que constoi lindas imagens de negros e negras de diversas tribos e povos africanos, a partir das quais faz lindas e enriquecedoras conversas, sobre sua obra escultural com alunos(as) nas escolas municipais e estaduais.


Tempo para perguntas aos artistas

AO FINAL TUDO RESULTA EM MUITO APRENDIZADO: 

Alunos, alunas, professoras, professores, pais e mães ficam admirados pelo fato de tanta brasilidade ter tão pouco tempo e espaço para serem apreciadas dentro da escola. COMEÇA ENTÃO O TEMPO DE PERGUNTAS AOS POETAS, MÚSICOS E ATORES DO ESPETÁCULO... 

Depoimentos de mães: "me disseram que tinha um show aqui e pedi para ficar... vocês estão de parabéns (para os artistas), podíamos ter mais vezes isso por aqui".
Declarações de Alunos da EJA: "Poesia é o que revela tudo o que de mais sublime tem o ser humano..." Seu Bolivar (diz ele: curso 8ª série aqui).
Depoimentos de Professores(as): "Semana passada tivemos, nesse auditório, uma apresentação teatral... não se ouvia um "pio" de alunos... ao final... as expressões: não entendemos nada! Hoje, desde o começo, aquele murmúrio da plateia... por que será que se agitavam tanto a ponto de, às vezes, até prejudicar o trabalho dos artista... É PORQUE UM BRASIL QUE NÃO SE VÊ NA TELEVISÃO E QUE É MAIS PARECIDO COM O QUE NÓS SOMOS, ALUNOS E PROFESSORES, ESTAVA SENDO EXPRESSADO EM NOSSA FRENTE... COMO NÃO FICARMOS IDENTIFICADOS ... querermo participar..."
Muitas perguntas e falações sobre religiosidade de matriz africana, penteados, cabelos, profissões, história do povo negro, herois e heroinas negras... tudo muito lindo... UM MOMENTO MUITO INESQUECÍVEL...
SINTA O COMEÇO DO TRABALHO QUE CONSEGUI FILMAR...


UMA PENA QUE MAIS COLEGAS EDUCADORES NÃO ESTIVERAM NESSE MOMENTO LINDO...FICOU PROVADO QUE DÁ PARA FAZER QUANDO NOS UNIMOS...
PARABÉNS AOS COLEGAS PROFESSORES E PROFESSORAS DA EMEF GRANDE ORIENTE, NAQUELA LINDA NOITE DE MAIO FORAM ABERTOS MUITOS CAMINHOS, NOS CORPOS E MENTES, PARA COMPREENSÃO, CONSCIÊNCIA E TOLERÂNCIA A DIFERENÇAS SOCIAIS E CULTURAIS ÉTNICAS DE ALUNOS(AS), ALUNAS(AS), PROFESSORES(AS) E MORADORES DA COMUNIDADE EM GERAL QUE ESTAVAM PRESENTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário