segunda-feira, 14 de maio de 2012

"PRATO CHEIO" PARA UMA BOA AULA C20 E C30

AULA 1: 

Fazer um estudo das piadinhas que existem que são racistas: TIPO AS DE LOURAS E NEGROS POR EXEMPLO... Pedir por Escrito. Não é necessário que coloquem o nome no texto de quem vai entregar a piada... DEPOIS A GENTE DEIXA O PESSOAL PEGAR A SUA...AO FIM DA JORNADA.

Explicações: como o trabalho de construção de conceitos ocorre pela sátira, pela pejorativação...(o que é isso?) ... Deixar bem sabido seu significado.

AULA 2: OBSERVAÇÃO DO VÍDEO.

OLHEMOS DOIS EXCELENTES ARTISTAS... GILBERTO GIL E CHCO BUARQUE. 
QUEM SÃO ESSAS FIGURAS... DUAS CELEBRIDADES DA ARTE DE NOSSO PAÍS. ICONES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. ALÉM DE PESSOAS EXTREMAMENTE CONSCIENTES DE SEUS FAZERES PARA DIVULGAÇÃO DE VALORES DAS ARTES E DOS POVOS DO BRASIL.

Material ótimo para trabalhar as questões relacionadas às INTRIGANTES PIADINHAS RACISTAS que tanto fazem modelos e conceitos equivocados do povo negro em nosso país.

IMPORTANTE: através de expressões da letra pode-se trabalhar a desconstrução desse conceito que ainda impera. Será que o povo negro ainda cumpre a mesma função? Como a televisão e os personagens que ela apresenta reforçam esse modelo de que o negro EM VEZ DE LIMPAR... o que sempre fez... SUJA? E NOS LIVROS DIDÁTICOS... COMO PODEMOS REFAZER SUAS FIGURAS E HISTÓRIAS?    LINK DA LETRA  http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/574045/





FIM DA AULA: DEIXE PARA SER RESPONDIDA AS PERGUNTAS? DÊEM SUAS OPINIÕES

1) QUANDO OS ARTISTAS PERGUNTAM "IMAGINA SÓ?" ELES QUEREM DIZER O QUE?

POR QUE SERÁ QUE O ARTISTA MAIS NEGRO ESTÁ COM O ROSTO BRANCO E O ARTISTA MAIS BRANCO ESTÁ COM O ROSTO NEGRO?

AULA 03: Assistir o Filme "Mãos Talentosas"/ PEDIR REVISTAS VELHAS OU IMAGENS DE NEGROS, INDIOS E BRANCOS TRABALHANDO OU CONVIVENDO EM IGUALDADE E IRMANDADE NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E CONSIDERAÇÃO HUMANA.

SINOPSES DO FILME E CONSIDERAÇÕES: LINK ABAIXO


AULA QUATRO


Recolher material das perguntas.

Do conjunto de respostas aos questionamentos passamos a construção de um Zine (colagens de imagens desmistificadoras do CONCEITO: folha de ofício A3, dobrada ao meio. 

UM LADO: CAPA: na qual se trabalha o anúncio das notícias veiculadas no Zine...Exemplo: Imagina Só? 
Dentro lado 1 ou página 1: Fotos de Negros e Negras em situações de trabalho, com observações dos alunos sobre o valor da atitude trabalhista: dinheiro ganho na honestidade, no orgulho de ter o que se fazer para sustento de família, estudo dos filhos, embelezamento dos ambientes e pessoas, entre outros.
O que se expõe e tirado de revistas - as legendas das fotos ou matérias é a mão (caneta preta) ou tipo manchetes de jornais com várias fontes de várias revistas;
Dentro: Página 2: atrocidades de notícias... que país é esse? Descontroles climáticos, corrupção...E AS ESTATÍSTICAS: Maioria de cientistas, políticos, juristas, entre outros... é....? 
OBS.: MEIA PÁGINA... 
E A GRANDE NOTÍCIA... E AGORA: A OBRIGAÇÃO DE LIMPAR É DE QUEM?

FIM DA PÁG 2: IMAGINA SÓ? (bem grande...) tipo graffite ou colagens... ARTE...


CONTRA-CAPA... TITULO: É DE TODOS OS POVOS, HE...IMAGINA SÓ?

FIGURAS DE NEGROS, INDIOS E BRANCOS EM AÇÕES COMUNS...estudando juntos, namorando, fazendo comida, cirurgias, construindo... entre outras...


TRABALHO FINAL: 


Estilo Debate: PREPARE UM POTE NO QUAL TERÁS O NOME DOS ALUNOS. SORTEIE QUEM COMEÇA PEGANDO O PAPEL NO POTE.  A ESSA PESSOA SERÁ PEDIDO QUE DIGA UMA PALAVRA QUE CONSIDERA DE MAU GOSTO QUE FICA PARA O POVO OU A "RAÇA" QUE É PEJORATIVADA NA PIADINHA. O TERCEIRO NOME A SER RETIRADO DO POTE É O QUE VAI TENTAR EXPLICAR, OU PEDIRÁ AJUDA A OUTROS(AS) ALUNOS(AS). 
OBS,: OS NOMES VOLTAM PARA DENTRO DO POTE...

OBJETIVO:
EXPLICAREM VERBAL E DEPOIS TEXTUALMENTE, POR QUE A PIADINHA DA PRIMEIRA AULA É UMA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO. Pode pegar uma delas ou a que mais saiu para fazer o debate, ou o que idealizares para fechar o trabalho....

AULA REGADA A MÚSICA... HEM...? IMAGINA SÓ???

DEPOIS DESSA AULA PODE COMEÇAR A PLANEJAR COM OS ALUNOS E ALUNAS TRABALHOS COM FOTOGRAFIA: A BELEZA DAS RAÇAS EXISTENTES NO COLÉGIO... PRIORISANDO A NEGRA E SUA EVIDENCIAÇÃO POSITIVA... CONSTRÇÃO DOS PAINEIS DE EXPOSIÇÃO OU OUTRAS CAMINHADAS QUE RESULTEM EM AÇÕES DE TRABALHOS DA BAIXA AUTO-ESTIMA DE ALGUMAS CRIANÇAS E JOVENS...








Nenhum comentário:

Postar um comentário